Faculdade de Arquitetura da UFBA: Espaço do Projeto, Espaço da Percepção (Coleção 60 Anos FAUFBA)

Autor(a): Vânia Hemb Magalhães Andrade
Ano: 2019
Área: Arquitetura
ISBN: 978-85-232-1969-7

O texto agora publicado, 30 anos após sua apresentação ao então Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, tem sua origem primeira no exercício da atividade didática no ensino da projetação arquitetônica, buscando compreender a percepção do espaço como um instrumento de conhecimento no trabalho do arquiteto. Esse objetivo também levou à escolha do espaço da Faculdade de Arquitetura, espaço presente e compartilhado pelo universo dos estudantes. Aí se faz uma leitura perceptiva na qual se incluem, obrigatoriamente, as particularidades do processo de projeto da FAUFBA e da sua construção no tempo. Memória, informação e transformação contribuem fortemente no processo perceptivo e esse exercício de leitura anteriormente realizado permanece aberto através do tempo.