Education and Literature : reflections on social, racial, and gender matters = Educação e Literatura: reflexões sobre questões sociais, raciais e de gênero

Autor(a): Fernanda Mota Pereira
Ano: 2020
Área: Educação
ISBN: 978-85-232-1976-5
Dimensões: 15,5 x 22,5 cm
Idioma: Inglês e Português

“Educação e Literatura” busca mapear o significado da educação em textos literários de diferentes escritoras(es) ao redor do mundo. Fernanda Mota Pereira entrecruza linguística aplicada crítica com estudos pós-coloniais, estudos culturais e pedagogia crítica, para produzir esse estudo interdisciplinar inovador. Tendo vivido o processo educacional em dupla perspectiva – a universidade e a sala de aula do ensino médio -, a autora possui a escola como seu local de fala. Portanto, a obra, assim como a educação, tem o papel de refletir sobre as questões raciais, sociais e de gênero que permeiam essa área. Útil para docentes e discentes de língua estrangeira (não somente inglês), “Educação e Literatura” poderá ser capaz de nortear politicamente o processo de empoderamento proporcionado pelo aprendizado de uma língua, por meio da riqueza e complexidade dos textos literários sugeridos e explorados. O livro ainda analisa importantes obras contemporâneas, como “Push”, de Sapphire (que inspirou o filme “Preciosa – Uma história de esperança”), e “A cor púrpura”, de Alice Walker.