A matemática das mulheres – as marcas de gênero na trajetória profissional das professoras fundadoras do Instituto de Matemática e Física da Universidade da Bahia (1941-1980)

Autor(a): Márcia Barbosa de Menezes
Ano: 2019
Área: Ciências Sociais
ISBN: 978-85-232-1883-6

Esta publicação traz a história de luta das professoras articuladoras e fundadoras do Instituto de Matemática e Física da Universidade Federal da Bahia – Arlete Cerqueira Lima, Martha Maria de Souza Dantas e as docentes que as sucederam. Mulheres que, de modo inusitado e rompendo barreiras que pareciam intransponíveis, criaram um espaço de construção de conhecimento numa área marcada, nas representações sociais, pela masculinidade: a matemática.  Discutem-se as assimetrias de gênero que permearam suas trajetórias, assim como analisam-se as estratégias de sobrevivência utilizadas por elas para manterem-se ativas no cenário matemático baiano. A obra destaca-se também por transitar entre a verticalidade da ciência matemática e a horizontalidade das ciências humanas e sociais.