Confira os eventos nos quais a EDUFBA estará presente no mês de agosto

Notícias |

Durante o mês de agosto a Editora da Universidade Federal da Bahia estará presente em vários eventos. Confira quais são:

A EDUFBA participará da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo que acontece de03 a12 de agosto de 2018 no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Os livros da Editora da Ufba estarão disponíveis no estande da ABEU, localizado no Bloco L05 do Pavilhão.

O evento é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, apresentando seus mais importantes lançamentos para aproximadamente 700 mil visitantes em um espaço total de 70 mil m².

Além da grande oferta de livros, a Bienal do Livro ainda conta com uma programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão!

 Programação completa aqui.

Quando acontece?

De 03 a 12 de agosto de 2018

Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h)
Sábados e domingos, das 10h às 21h (com entrada até as 19h)
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, n. 1.209 – Santana. São Paulo/ – SP – CEP 02012-021

 

Será realizado, nos dias6 a8 de agosto, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, o simpósio “Relevant Universities in the XXI Century: Science, Technology, and Society”, no anfiteatro externo, Instituto de Biologia, UFBA, Campus de Ondina.

O objetivo da atividade é fomentar a discussão sobre como as universidades podem se tornar socialmente mais relevantes em um século caracterizado pela velocidade das mudanças tecnológicas, pela conectividade global e por problemas socioambientais complexos? O simpósio “Relevant Universities in the XXI Century: Science, Technology, and Society” pretende fomentar a reflexão sobre esses assuntos.

As apresentações de seis conferencistas (Roland Scholz, Hanne Andersen, Mark Neff, Heidi Ballard, Marco Mello e Pierre Fayard) que vêm se debruçando sobre esse tema a partir de diferentes perspectivas (transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, políticas de fomento, ciência cidadã, comunicação estratégica da ciência, cientista e redes sociais) serão o ponto de partida para a realização de debates com o público participante.

O simpósio representa uma das atividades de comemoração do aniversário de 10 anos do Instituto de Biologia da UFBA. E terá a participação da Editora da Universidade Federal da Bahia, que levará ao evento inúmeras obras enriquecedoras.

Mais informações adicionais sobre o simpósio podem ser obtidas através do site

Quando acontece?

 

De 06 a08 de agosto de 2018

Das 08 às 12 horas

Instituto de Biologia, Ufba – Anfiteatro externo

Campus de Ondina

A EDUFBA estará presente no maior evento de estudos em cultura realizado no país! Acontece entre os dias 07 e 10 de agosto de2018, adécima quarta edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – ENECULT, em Salvador – Bahia. Esta é uma iniciativa criada com o intuito de consolidar e avançar em um espaço de discussão sobre temas relacionados à cultura, numa perspectiva transversal e multidisciplinar.

A Editora da UFBA lançará durante o ENECULT a obra “O golpe da perspectiva de gênero”, organizado por Linda Rubim e Fernanda Argolo. Além disso, haverá também, o lançamento da Coleção Cultura e Pensamento, composta pelas obras “Direitos culturais”, “Políticas culturais para as cidades” e “Políticas para as artes”. Além desses lançamentos, no estande da EDUFBA, estarão disponíveis outras obras da editora.

A programação do XIV ENECULT engloba diversos formatos de interação entre os participantes: além das sessões temáticas de apresentação de trabalhos, são realizados minicursos, simpósios, relatos de experiência e encontros de redes. Todos estes novos espaços na programação do Encontro são complementares e não sobrepõem às temáticas a serem discutidas. Os minicursos têm duração de quatro horas e são de caráter formativo. Os simpósios reúnem especialistas, que terão duas manhãs para aprofundar e qualificar a discussão de um tema específico. Os relatos de experiência trazem para o ENECULT, um evento acadêmico, vivências de agentes culturais expressivos na realidade brasileira. Já o espaço cedido para os encontros de redes de cultura busca fomentar o estabelecimento de vínculos entre participantes interessados em uma área ou temática específica. Já as tradicionais apresentações de Trabalho, consistem na exposição e debate dos artigos selecionados pela comissão científica do evento, que serão publicados nos anais.

Saiba detalhes da programação aqui.

 

Quando acontece?

De 07 a10 de agosto de 2018

Terça à sexta-feira, das 8h às 18h

UFBA Campus Ondina

Ondina, Salvador – BA, 40170-115, Brasil

A Edufba estará presente no I Colóquio Religiões e Religiosidades no Mundo Atlântico que acontecerá dia 7 e 8 de agosto no Auditório do CAHL, na Universidade Federal do Recôncavo Bahiano, em Cachoeira.

A Editora da UFBA participará com um estande de livros onde serão vendidos obras exclusivas.

Saiba mais no site.

 

Quando acontece?

De 07 a08 de agosto

Terça-Feira de 08h às 18h

Quarta-Feira de 09h às 11h

Auditório do CAHL, UFRB

Cachoeira, Bahia

Entre os dias 08 e 12 de agosto, a Casa Amarela do Largo do Pelourinho vai abrigar editoras baianas para a 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho. A EDUFBA estará presente com suas publicações, e com as das editoras universitárias da UNEB, UESC, UESB, UEFS, e fará o lançamento da obra “Castro Alves: teatro e performance”, de Edvard Passos.

Constituída do grande desafio de compreender o passado a partir das ferramentas teóricas atuais, a obra “Castro Alves: teatro e performance” tem como elemento inovador apresentar Castro Alves como um performer, um homem cênico. O conceito de performance é a ferramenta que o autor utiliza para elaborar uma nova leitura da vida e da obra de Castro Alves. Esse livro permite ao leitor um outro olhar, mais aguçado e atual, para um autor do século XIX. O lançamento acontecerá no dia 09 de agosto, às 15 horas no Café Zélia Gattai na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho.

A FLIPELÔ tem como tema  a frase de Jorge Amado “a amizade é o sal da vida” e é em homenagem ao também escritor, e também baiano, João Ubaldo Ribeiro, grande amigo de Jorge. Assim, de8 a12 de agosto a 2ª FLIPELÔ, uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, ganha as ruas, largos, praças e casarões do Centro Histórico e promove, em 13 espaços de cultura, de forma absolutamente gratuita,  uma ampla programação com mais de 50 atividades.

Mesas de debates, bate-papos com jovens, encontros com autores, lançamentos de livros, saraus de poesia e slans, programação infantil, exposições, apresentações teatrais e musicais fazem parte da programação oficial que nesta edição terá, pela primeira vez, a Rota Gastronômica Amado Sabores que contará com a participação de 20 restaurantes do Centro Histórico que produzirão pratos com preços especiais com receitas inspiradas no livro de Paloma Amado, “A Comida Baiana de Jorge Amado”.

Nos cinco dias da 2ª  FLIPELÔ são esperados cerca de 50 mil participantes, todos apaixonados pelo mundo das palavras. Autores locais, nacionais e internacionais que estarão em contato direto com o seu público, poetas, artistas visuais, atores, compositores, cantores, músicos, mas especialmente o público de todas as idades, que em meio ao belíssimo cenário do Centro Histórico poderá circular com segurança e escolher a programação, mergulhando no fantástico mundo das letras, e no universo cheio de profundo afeto construído por dois grandes nomes da literatura de nossa terra – Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro.

Veja a programação aqui.

 

Quando acontece?

De 08 a12 de agosto de 2018

Quarta-feira a partir das 18h

Quinta à Domingo, das 10h às 17h

Casa Amarela, Largo do Pelourinho

Entre os dias 8 e 11, a EDUFBA participará do V Seminário Internacioal “A educação medicalizada: existirmos, a que será que se destina?” com um estande de vendas. O evento ocorrerá no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, Faculdade de Educação e Sala de Arte de Cinema da UFBA,

O foco do evento – a educação medicalizada – envolve um debate bastante atual, sendo cada vez maior a demanda social pela ampliação das reflexões e críticas sobre o tema, que desperta o interesse de gestores públicos, professores, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, antropólogos, sociólogos, historiadores, artistas, movimentos sociais, além de familiares.

Nesta edição, o evento busca discutir o fenômeno da medicalização da existência à luz dos marcadores sociais da diferença e suas categorias de gênero, raça, classe, território, deficiência e geração, tendo em vista a maneira como incide nas diferentes esferas do cotidiano.

Informações sobre o evento e programação estão no site.

 

Quando acontece?

De 08 a 11 de agosto

Quarta feira a partir das 09h

Sábado até às 21h

Salão Nobre da Reitoria da UFBA

Rua Augusto Viana, s/n – Palácio da Reitoria, Canela
Salvador, Bahia 40110909 Brasil

A EDUFBA estará presente na Fligê que acontece em Mucugê (BA), entre 16 e 19 de agosto, como um grande simpósio entre a arte e a vida! Literatura e Resistência: a vida nos rastros da palavra é a temática desta terceira edição, que será apresentada em mesas de conversa, encontros literários, leitura performadas, contação de estórias, oficinas e outros formatos artísticos, com convidados que se dedicam a insistir e resistir em dar asas à arte literária, tornando a Chapada Diamantina, nesses quatro dias, um território da leitura.

Com programação diversa e intensa, a interação obra/autor/leitor é disposta em espaços multiuso e com atividades que provocam o encontro da literatura com diferentes formas de manifestação artística.

A estrutura da Fligê acolhe a experiência da leitura em diálogo com escritores, vivências e personificações do texto em práticas sociais de leitura que envolvem a verbovisualidade, a oralidade e o silêncio.

Confira a programação completa do evento aqui

 

Quando acontece?

De16 a19 de agosto

Quinta-Feira de 08h às 21h

Sexta a Domingo de 08h às 22h

Centro Cultural, Mucugê, Chapada Diamantina, Bahia.

Maior evento dedicado às letras na região central do Brasil, a BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA chega à quarta edição em 2018. Entre 18 e 26 de agosto, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, vai acolher mesas de debates, lançamentos de livros, encontros com escritores, apresentações artísticas, homenagens e uma grande diversidade de estandes de editoras e livrarias, apresentando lançamentos e títulos inéditos.

A Editora de Livros da Universidade Federal da Bahia irá realizar o lançamento do livro “O golpe na perspectiva de gênero”, organizado por Linda Rubim e Fernanda Argolo. Esta obra  busca trazer o impacto do afastamento da presidenta Dilma Rousseff há quase dois anos. O saldo hoje é de enfraquecimento da participação feminina no primeiro escalão do Governo, assim como de desmonte das estruturas especiais, principalmente para mulheres. Além disso, as autoras também dão destaque para o processo histórico de inserção feminina no espaço político e como ele tem sido marcado por uma dinâmica de avanços e retrocessos.

Ao longo de nove dias, encontros e debates reunindo autores brasileiros de grande destaque na contemporaneidade e nomes relevantes da literatura internacional, prometem discorrer sobre temas como as questões identitárias no século XXI – dando voz a escritas consideradas de minorias, como a literatura negra, feminina, de periferia, temática LGBT, indígena etc -, a literatura nascida na internet, tradução e criação, estilos literários, fertilização/contaminação de gêneros e linguagens, vozes da África e da América Latina, vozes de migrantes, o passado como tema, o futuro das revistas literárias e muito mais. Um passeio pelos temas mais pungentes da cultura contemporânea no Brasil e no mundo.

Acesse a programação completa no site.

 

Quando acontece?

De18 a26 de agosto

Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

St. de Divulgação Cultural 05 Eixo Monumental – Brasília, DF, 70070-350