EDUFBA entrevista André Lemos no Espaço do Autor do mês de julho

Notícias |

O professor André Lemos é o convidado do Espaço do Autor do mês de julho e é o autor do livro “Isso (não) é muito Black Mirror: passado, presente e futuro das tecnologias de informação e comunicação”,lançado recentemente pela EDUFBA.

André Lemos é Professor Titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. É engenheiro mecânico formado pela UFBA (1984), Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ (1991) e Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne (1995). Foi Visiting Scholar nas Universidades McGill e Aberta, ambas no Canadá (2007-2008) com bolsa de pós-doutorado pelo CNPq e no Programmable City Lab na National University of Irlanda, Maynooth (Bolsa estágio Sênior, CAPES, 2015-2016). Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). Diretor do Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço. É atualmente pesquisador “1 A” do CNPq.

Durante sua entrevista, o autor fala um pouco sobre sua vida acadêmica, discute sobre o seriado Black Mirror e como surgiu o interesse em fazer o livro. Ele também expõe quais aspectos da série são abordados. André Lemos defende que o seriado trata de um tempo presente/ passado, e não de um futuro, como todos acreditam. Por fim, conta-nos o que mais lhe preocupa em relação à tecnologia na atualidade.

Confira a entrevista completa aqui.