“O Golpe na Perspectiva de Gênero” será lançado nesta terça-feira (01/03)

Lançamentos, Notícias |

Será lançado nesta quinta-feira (01 de março), na Assembleia Legislativa da Bahia, o livro “O Golpe na Perspectiva de Gênero”. A publicação foi organizada pelas pesquisadoras do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA, a professora Linda Rubim e a jornalista Fernanda Argolo.

A obra reúne 12 ensaios, concentrando-se no afastamento de Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidente do Brasil. O livro destaca como o processo histórico de inserção das mulheres ao espaço político tem sido marcado por uma dinâmica de avanços e retrocessos.

Entre as autoras presentes no livro, estão as ex-ministras da pasta de Políticas para as mulheres, Nilma Lino Gomes e Eleonora Menicucci; a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM); a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Olivia Santana (PCdoB – BA); as professoras Céli Regina Jardim Pinto (UFRGS), Clara Araújo (UERJ), Flávia Biroli (UNB), Mary Castro (FLACSO), Márcia Macedo e Maíra Kubik (UFBA); a filósofa Márcia Tiburi, a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL-RJ) e a gestora cultural Cláudia Leitão.

A publicação enfatiza também as análises sobre o impacto das reformas trabalhista e previdenciária para as brasileiras, em especial as trabalhadoras domésticas. O livro é um convite à reflexão sobre gênero no Brasil e a importância da participação das mulheres para o amadurecimento da democracia brasileira.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento do livro “O Golpe na Perspectiva de Gênero”

Quando: 1º de março, às 14h30

Onde: Assembleia Legislativa da Bahia