Autor da EDUFBA recebe prêmio Roberto Santos de Mérito Científico da FAPESB

Notícias |

Pedro Vasconcelos, autor do título Salvador: transformações e permanências (1549-1999) – 2ª edição, publicado pela EDUFBA, recebeu nesta quarta-feira (30) o prêmio Roberto Santos de Mérito Científico da FAPESB. O autor foi indicado pela Universidade Católica, e se destacou entre os outros cinco finalistas. Na ocasião, o Prof. Roberto Santos, que participou do lançamento da EDUFBA em que a segunda edição do título foi lançado, elogiou a obra do autor.

Em sua obra, Pedro Vasconcelos realiza uma análise diacrônica da relação entre o processo social e forma espacial, recuperando toda a complexidade do processo histórico de produção do território soteropolitano. Momentos deste processo são revelados e analisados pelo autor, que identifica, para cada período estudado, os agentes modeladores principais, as contradições socioespaciais existentes, as heranças, rupturas e permanências.

O Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico é uma iniciativa da Fundação Baiana de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, que premia anualmente um pesquisador. O primeiro ano foi para a área médica, o segundo para as ciências exatas, e este ano para as ciências humanas, sociais, letras e artes. As Pro-reitorias das Universidades baianas indicam o candidato cujos currículos são analisados por duas comissões, uma interna da Bahia, e outra nacional com pesquisadores nível 1 do CNPq.