Edufba entrevista Ordep Serra no Espaço do Autor de julho

Notícias |

Neste mês de julho, a Edufba traz uma conversa com Ordep José Trindade Serra , autor dos livros “Rumores de Festa: O sagrado e o profano na Bahia” e “O encantamento de sua santidade: Cancão de fogo”. Os livros tratam do cambiante movimento das festas populares baianas, um fenômeno que hoje suscita interesse de estudiosos e do público em geral.

Graduado em Letras pela UNB, Mestre em Antropologia Social pela UNB e Doutor em Antropologia pela USP, Ordep é professor aposentado do Departamento de Antropologia da FFCH / UFBA. Professor Participante do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA, de que foi um dos fundadores e o primeiro coordenador. Membro da Associação Brasileira de Antropologia, da SBPC, da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. Membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia e Presidente de sua Câmara de Patrimônio. Além disso é tradutor de textos científicos e literários e escritor premiado três vezes em concursos nacionais de literatura, com obras de ficção (conto, novela).

Ordep se dedicou aos estudos da Antropologia Simbólica, Estudo Antropológico de Rituais, Antropologia da Religião, Antropologia do Folclore, Carnaval, Festas de Largo, Sagrado e Profano e Samba de roda. Na entrevista, o autor abordou, entre outros temas, a importância de se estudar as manifestações culturais no Brasil. Para ler a entrevista, clique aqui.