Lançamento dos livros “Mediação e Midiatização”, “Comunicação e Estudos Culturais” e “O ensino de jornalismo na era da convergência” no XXI Encontro Nacional da Compós (13/06/2012)

Lançamentos |

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), que em setembro comemora 20 anos de atividades, apresenta três livros no XXI Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), que acontece entre 12 e 15 de junho na Universidade Federal de Juiz de Fora. Na quarta-feira, 13, às 18 horas, os organizadores dos livros Mediação e Midiatização, Comunicação e Estudos Culturais e O ensino de jornalismo na era da convergência recebem o público para uma sessão de autógrafos.

Mediação e Midiatização, de Maria Ângela Mattos, Jeder Janotti Junior e Nilda Jacks (Org.), aborda estes conceitos considerando suas limitações, potencialidades e articulações para as análises dos processos comunicacionais contemporâneos. Divide-se em duas partes, que discutem aportes teórico-metodológicos e conceitos-chave da área e abordam as noções de midiatização e mediação no campo da pesquisa empírica e na análise dos processos e produtos midiáticos.

Organizado por Elias Machado, o livro O ensino de jornalismo na era da convergência: conceitos, metodologias e estudos de casos no Brasil apresenta algumas das recentes mudanças ocorridas no ensino do jornalismo em decorrência das reestruturações socioeducacionais vividas pelas sociedades contemporâneas. Reúne textos apresentados no I Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo, evento promovido pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica em 2010.

A partir da concepção de cultura, o livro Comunicação e Estudos Culturais, de Jeder Janotti Junior e Itania Maria Mota Gomes (Org.), busca orientar os leitores nas apropriações que o mundo acadêmico da Comunicação Social tem feito das ideias dos Estudos Culturais. Apresenta as contribuições de autores clássicos, como Richard Hoggart, Raymond Williams e Stuart Hall, e trata de assuntos como música popular massiva e televisão, navegando por autores menos conhecidos pelos estudiosos brasileiros.

Clique aqui para mais informações sobre o XXI Encontro Nacional da Compós.

Informações adicionais – Mediação e Midiatização
Organizadores: Maria Ângela Mattos, Jeder Janotti Junior e Nilda Jacks
ISBN: 978-85-232-0955-1
Ano: 2012